segunda-feira, 13 de julho de 2020

ANSIEDADE AO DIRIGIR: ISSO É NORMAL?

Você sabe o que é ansiedade ao dirigir? Você sabe de uma pessoa que tenha tido medo de dirigir? ou, na sua ausência, tu mesmo? Se suas respostas foram positivas, o tranquilo! nós explicaremos de que trata.

amaxofobia
amaxofobia

Ansiedade ao dirigir: Amaxofobia

A ansiedade ao dirigir ou estar na frente de um volante, é melhor conhecido em psicologia, em seu estado mais agudo como a amaxofobia. De acordo com uma análise global, 33% das pessoas que conduzem sofrem deste distúrbio a nível mundial, sendo o sexo feminino mais propensas a desenvolvê-la.
O problema da ansiedade ao dirigir é quando aparece de forma exagerada, irracional, distorcida e sem nenhum tipo de controle.
Para a maioria das pessoas esse não é um problema, já que acreditam que se pode resolver. Isto é devido a que a maioria confunde com o medo que têm os novos condutores e que vão controlando depois. No entanto, a amaxofobia paralisa a vida de quem o sofre.

Sintomas deste tipo de ansiedade

Quando sofremos de ansiedade, você pode experimentar diversas emoções, sentimento e reações físicas que podem ir desde o mais leve até a mais aguda. Algumas destas são: Medo paralisante com apenas pensar no fato, a incapacidade para conduzir, sudorese, cefaléia, taquicardia, secura na cavidade bucal, tonturas, entre outras.

Além disso, aparecem sentimentos de desrealización na hora de dirigir, um sentimento constante de que em algum momento ocorrerá um desastre ou haverá uma falha, desculpas comuns para não dirigir.

ansiedade ao dirigir
ansiedade ao dirigir

Quem mais sofre de ansiedade ao dirigir?

1# Condutores novos:

Todos os motoristas ao princípio experimentam a frustração e o estresse de enfrentar o trânsito. Três por cento deles não consegue suportar a ansiedade que isso lhe produz e determina que o melhor é abandonar a condução. A maior parte desta percentagem termina por se sentir fracassado por não ter aprendido a dirigir.

2# Condutor habitual experiência:

São aquelas pessoas que, depois de ter passado um tempo dirigindo começam a manifestar episódios de ansiedade, principalmente nas auto-estradas sem antes ter apresentado uma história de ansiedade em outros lugares. É comum que está presente durante as jornadas árduas de trabalho e de stress pessoas.

3# Condutores com experiências traumáticas:

Neste grupo a ansiedade ao dirigir se desenvolve logo depois que o indivíduo sofre um acidente de trânsito ou a seus familiares. Para eles, estar na frente de um volante é passar pela mesma situação outra vez. Esta atividade cria uma resposta imediata ativando os níveis de ansiedade.

Como Tratar a Ansiedade ao Dirigir?

É muito difícil ser capaz de superar a ansiedade ao dirigir, se não se tem nenhum tipo de auxílio, mais se estamos em um estado em que os sintomas estão muito avançados. Não obstante, com um tratamento realizado de forma adequada pode ser alcançada. Em seguida, apresentamos-lhe algumas dicas para que você possa começar a tratar o seu problema.

1# Fala de seus medos:

Comunicar o medo que tens é muito importante, já que ajuda a aceitar o problema que você está passando. Colocar suas emoções em palavras é essencial neste processo de cura da ansiedade ao dirigir.

2# Evita a tensão:

Sabemos que implica lidar com seus riscos, no entanto, o que você está fazendo esta ação não significa que você terá um acidente. Você tem que fazê-lo de forma responsável e alerta. Experimenta a minimizar sua ansiedade ao dirigir com métodos de relaxamento, e até mesmo faze-os antes de usar.

3# Não voltes a dirigir de forma drástica:

Para combater a ansiedade ao dirigir você não deve fazê-lo de um golpe, mas você tem que começar com coisas simples como colocar em frente ao volante de alguns minutos, em seguida, ir para lugares curtos como o supermercado mais próximo. Faça a revisão necessária do automóvel para que calmes um pouco sua ansiedade (os espelhos, o assento, o combustível, etc) e condiciona o seu ambiente (tu música, os acessórios que tem no carro, etc).

Conclusão

Você gostou de nossas dicas para atacar a ansiedade ao dirigir? Lembre-se que todo problema tem uma solução, basta que encontrar a mais adequada para isso.



Esse Artigo Apareceu Primeiro em ANSIEDADE AO DIRIGIR: ISSO É NORMAL?

Nenhum comentário:

Postar um comentário