quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Ansiedade de desempenho sexual: Como lidar?

A Ansiedade de Desempenho Sexual acomete muita gente, o que faz o desempenho sexual ser insatisfatório.

Não há qualquer problema em sentir ansiedade, isso porque ela acontece em vários momentos da vida. O problema é quando isso se torna paralisante.

O grande problema é que, em alguns casos, a ansiedade afeta a vida sexual da pessoa, fazendo com que ela baixe de qualidade e com que se tenha até a abstinência por causa do medo de não deixar o outro satisfeito.

Neste artigo, você vai encontrar tudo sobre a ansiedade de desempenho sexual e como ela pode ser tratada. 

Ansiedade de desempenho sexual

O que é ansiedade de desempenho sexual?

A ansiedade de desempenho sexual se caracteriza pelos pelos pensamentos catastróficos antes da relação sexual, pensamentos do tipo:

  • Será que vou broxar?
  • Será que vou dar conta?
  • E se ele(a) não gostar?
  • Será que serei aprovado?
  • Entre outros.

A ansiedade de desempenho também se dá pela dificuldade em se concentrar no presente e, normalmente, as pessoas que a possuem acabam tendo a sua mente repleta de pensamentos negativos como os que eu citei há pouco, e não conseguem aproveitar a relação como deveriam.

Dessa maneira, o seu desempenho e satisfação sexual é prejudicado. Afinal, essas pessoas imaginam cenários nos quais estão fracassando, estão decepcionando aqueles ao seu redor, estão ficando doentes. 

banner potencia masculina

Sem dúvida, essa situação faz com que elas não consigam se concentrar o suficiente para ter uma boa relação sexual e o resultado pode ser o comprometimento do laço com o parceiro ou parceira. 

No entanto, a pessoa que sofre om a ansiedade de desempenho acaba sobrecarregando tanto ela quanto o relacionamento, pois essa insegurança afeta como o outro te vê.

Sintomas comuns da ansiedade de desempenho sexual

A ansiedade de desempenho sexual pode prejudicar tanto o relacionamento quanto a saúde mental no geral e, também a condição física dos seus portadores, dependendo do seu grau. Isso porque quanto mais crônica ela se torna, mais desgastante fica a vida do indivíduo.

Entre os sintomas mais comuns são:

  • Sensação constante de medo de se relacionar;
  • Dificuldade em aproveitar a relação;
  • Exaustão mental quando tem a possibilidade de uma relação sexual;
  • Angústia momentos antes do sexo;
  • Evita relacionamentos eróticos;
  • Se autodeprecia;
  • Se sente incapaz;
  • Sente que o sexo é cobrança o tempo todo.

Já no campo dos sintomas físicos, a ansiedade pode desencadear:

  • Dificuldade para respirar;
  • Enjoo;
  • Tremores;
  • Tontura;
  • Suor excessivo;
  • Dor no peito;
  • Entre outros.

É claro que todos os sintomas da ansiedade são bastante desagradáveis e fazem com que as pessoas que têm essa condição fiquem sempre em alerta. 

Inclusive, uma das maiores causas de uma nova crise de ansiedade é exatamente o fato de o seu portador ficar pensando em quando passará mal novamente. Esse medo é o que faz as pessoas que passam pela ansiedade de desempenho evitarem relações sexuais a todo momento.

É comum em homens e em mulheres

Um dos pontos mais democráticos da ansiedade é que ela pode acometer homens e mulheres, causando os mesmos sintomas em todos eles. 

Vale dizer que existem especialistas que acreditam que a ocorrência da ansiedade é mais frequente nas mulheres por causa da maior carga de estresse que elas enfrentam diariamente, como a necessidade de trabalhar, de cuidar dos filhos e muito mais. 

curso mulheres confiantes

Além de a ansiedade acometer pessoas de quaisquer sexos, ela também pode acontecer com pessoas de qualquer idade. Aliás, há cada vez mais pessoas jovens lidando com a ansiedade e tendo a sua vida bastante limitada por causa das crises ou pelo medo de que elas apareçam.

Por isso, a ansiedade de desempenho sexual acomete pessoas em suas diversas fases da vida, ou seja, temos jovens de 18 anos e até pessoas com 70 anos enfrentando a ansiedade de desempenho sexual.

É importante dizer que nos homens umas das principais causas da ansiedade, além de ser a comparação, que é aliada ao vício em pornografia, também se dá a comparação aliado ao tamanho do pênis.

O que causa na vida sexual?

Como dito, a ansiedade pode prejudicar diferentes pontos da vida de uma pessoa, passando pela profissional, pela amorosa, pela saúde e, claro, pela sexual. 

Seria impossível não mencionar todos os estragos que a ansiedade causa nessa parte, até porque, nesse contexto, ela ganha o nome de ansiedade de desempenho sexual.

A ansiedade de desempenho sexual significa que o homem ou a mulher fica tão ansioso para agradar à outra parte, com medo de fracassar, que acaba não conseguindo ter uma boa relação sexual.

terapia de casal debora martins

Para os homens, a ansiedade de desempenho pode causar episódios isolados de Disfunção Erétil Psicológica, Ejaculação Precoce, Ejaculação Retardada e até Anorgasmia; já para as mulheres, um dos sintomas é a falta de lubrificação e até mesmo a dor durante a penetração. 

Em muitos casos, a pessoa que tem ansiedade de desempenho começa a pensar na relação sexual que terá com bastante antecedência, já pensando em como existem “riscos” de ela não ser boa, de a outra parte não ficar satisfeito, etc. 

Apesar de esse tipo de ansiedade poder atingir pessoas de todas as idades, ele é mais comum em adolescentes, ou seja, em pessoas que ainda não têm segurança com relação à sua performance na cama por causa da inexperiência.

Como tratar a ansiedade de desempenho sexual?

O tratamento para a ansiedade de desempenho é bastante simples e de cunho psicológico: é importante que o terapeuta identifique qual é a razão pela qual essa pessoa se sente na obrigação de agradar sexualmente a outra a ponto de prejudicar o seu próprio prazer. 

terapia sexual online homens debora martins

Na terapia sexual online ou presencial, o atendimento se dá com uma abordagem mais direta, porém de uma maneira leve. As consultas podem ser direcionadas tanto de maneira individual quanto em terapia de casal.

Também é papel do terapeuta buscar por possíveis situações que o paciente tenha “guardado” na mente e que faça com que ele tenha tanto medo assim de ter um desempenho sexual insatisfatório. 

No geral, não é preciso usar nenhuma medicação para que a ansiedade de desempenho seja solucionada, embora seja preciso um tratamento contínuo. 

Tem cura?

Uma preocupação comum é a respeito da existência ou não de cura para a ansiedade de desempenho e, felizmente, esse é um transtorno sexual que pode ser curado. 

Tudo depende do afinco que a pessoa tem na realização da terapia para entender de maneira mais profunda quais são os motivos da ansiedade. Existem várias abordagens com a finalidade de se alcançar bons resultados como por exemplo a psicoterapia, Hipnose Clínica Reprogramação Mental e exercícios de comportamentos e hábitos.

Caso o homem ou mulher com ansiedade de desempenho sexual faça o acompanhamento adequado com um terapeuta sexual e, eventualmente, faça também tratamento medicamentoso para a ansiedade no geral, existem possibilidades reais de ele voltar a ter relações sexuais de qualidade e sentir prazer.

O post Ansiedade de desempenho sexual: Como lidar? apareceu primeiro em Débora Martins.



Esse Artigo Apareceu Primeiro em Ansiedade de desempenho sexual: Como lidar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário