sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

TDAH no trabalho: como melhorar o rendimento profissional

TDAH no trabalho: como melhorar o rendimento profissional

Administrar o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode ser um desafio para profissionais. A influência dessa condição no rendimento profissional depende do grau de gravidade dos sintomas e da capacidade de cada indivíduo de geri-los.

Em casos leves e moderados, o profissional consegue manter um bom desempenho ao seguir corretamente o tratamento psicoterapêutico e/ou medicamentoso. Já em casos graves, estratégias complementares podem ser necessárias para ajudar o indivíduo a ter controle sobre os sintomas.

Quando descontrolado, o TDAH pode levar às pessoas a mudar de emprego com frequência e engajar em conflitos com colegas de trabalho, supervisores e chefes por coisas pequenas.

Felizmente, a preocupação com a saúde mental tem crescido de modo considerável dentro das organizações. Gestores estão se conscientizando de que a depressão, o burnout, o TDAH e outras condições podem afetar a produtividade dos colaboradores e isso não é fim do mundo. Assim, pode ser mais fácil encontrar ajuda onde você trabalha.

De qualquer maneira, a pessoa com TDAH precisa desenvolver estratégias para lidar com os sintomas que interferem negativamente em sua vida, seja no trabalho ou em outras áreas. Psicólogos podem ajudar nessa tarefa, então não hesite em buscar ajuda psicológica. 

Como o TDAH interfere no trabalho?

Como a desatenção e a ansiedade são os principais sintomas do TDAH, profissionais com essa condição possuem maior propensão a cometer erros e ter problemas para usar todo o seu potencial. 

Na tentativa de concluir e entregar o trabalho com agilidade, podem cometer erros, não revisar o que foi feito e se esquecer de fazer ou finalizar uma parte. Embora a intenção seja boa, esses profissionais costumam ter dificuldade para controlar a ansiedade de uma maneira eficiente e, assim, acabam agindo com afobação.

A produtividade no trabalho também pode ser um desafio com a tendência a não responder bem a prazos e compromissos. Quando uma situação é especialmente complicada, os profissionais tentam evitá-la ao máximo.

Outra característica do TDAH é a dificuldade para manter o foco em uma única coisa por longos períodos. Ficar sentado por muito tempo, esperar por um compromisso e participar de reuniões ou eventos corporativos longos são desafios para o profissional.

Os lapsos de memória, desorganização (tanto da mesa e materiais quanto das demandas profissionais), dificuldade para processar informação e conversar com assertividade são outros desafios que o profissional com essa condição pode encontrar no ambiente de trabalho. 

De acordo com esse artigo, pessoas com TDAH podem, ainda, ser impulsivas no momento de tomar decisões e não conseguir seguir uma rotina certinha. Como consequência, entregam um rendimento abaixo do regular. 

Mas, o que fazer para não deixar que esses sintomas atrapalhem demasiadamente o rendimento profissional?

Como melhorar o rendimento profissional

Pessoas com diagnosticadas com TDAH podem trabalhar, independentemente da necessidade de conviver com os sintomas do transtorno. Afinal, elas também possuem diversas qualidades e competências!

No entanto, para tornar o trabalho agradável e funcional, elas podem precisar adotar algumas estratégias simples, mas que requerem disciplina para serem colocadas em prática. A pessoa com TDAH precisa se esforçar para incluí-las em sua rotina.

Sim, pode ser difícil, cansativo e pouco agradável. Entretanto, é muito importante procurar sempre manter uma postura de disciplina em relação às estratégias, ferramentas e tratamentos que podem ajudá-lo a elevar a sua qualidade de vida!

Veja abaixo dicas para manejar o TDAH no trabalho:

1.     Preste atenção em seu comportamento

Passe a prestar atenção em como você opera durante o dia a dia. Veja em quais momentos do dia você é mais produtivo, quais situações despertam mais estresse e ansiedade, e quais situações lhe deixam confortável e contente. Perceba também qual é a melhor maneira de realizar tarefas tanto do trabalho quanto da casa para você.

Esse autoconhecimento vai ajudá-lo a compreender quando deve recorrer às estratégias de alívio da ansiedade e do aumento de produtividade. Da mesma forma, vai ajudá-lo a tomar decisões mais benéficas para a sua saúde mental.

Por exemplo, se você sabe que ir a um determinado local gera inquietação, evite fazê-lo sozinho ou em dias ruins.

2.     Use um timer e alertas de celular

Utilize a tecnologia ao seu favor! Hoje, muitos aplicativos estão disponíveis para ajudar as pessoas a se lembrarem de obrigações e manterem o foco no trabalho, como esse e esse, por exemplo. 

Use o seu celular para definir pequenos prazos para você concluir as suas tarefas do dia e contabilize o tempo com um timer. Coloque alertas no celular ou em algum dispositivo eletrônico para ajudá-lo a organizar o seu tempo. Esses alertas também podem ser utilizados para lembrá-lo de compromissos do dia ou da semana.

3.     Descubra métodos para aliviar a ansiedade

É essencial desenvolver métodos de controle de ansiedade para momentos de necessidade no dia a dia. Assim que você começar a ficar ansioso, pode respirar profundamente, contar até um determinado número, meditar em um ambiente calmo ou fazer uma breve caminhada.

Outra forma de acalmar a ansiedade e afastar a sensação de tédio é mexer em objetos pequenos, como apontadores, regras ou canetas. É legal ter uma bola do estresse para apertar e aliviar a tensão. Elas são pequenas e podem ser carregadas na bolsa ou nas mãos.

Mas não é apenas no momento em que a ansiedade se intensifica que você deve se preocupar com ela. Para manter um estado emocional de tranquilidade por um período prolongado, você pode meditar ou praticar exercícios todos os dias.

4.     Faça bom uso do check list

Faça uma lista de atividades pendentes para cada dia de trabalho e outra para os afazeres domésticos. Assim que finalizar uma tarefa, risque o item da lista. Organize as atividades da maneira desejada. Por exemplo, pode ser por ordem de urgência conforme o prazo de entrega.

Quando iniciar um projeto importante, crie outro check list para revisar os itens (importantes e não importantes) de tempos em tempos. Essa é uma ótima maneira de revisar o seu trabalho, evitando erros, e monitorar o progresso das suas atividades.

5.     Mantenha o seu local de trabalho organizado

Os Psicólogos

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A EQUIPE DE PSICÓLOGOS

A organização do ambiente é indispensável para quem tem TDAH. O excesso de objetos pode causar distração. Não importa se são decorativos ou materiais de escritório. Quando o tédio bate, a tendência é desviar os olhos das demandas do dia para o que estiver por perto.

Deixe os seus objetos organizados, colocando os que serão necessários para o dia por cima para ter fácil acesso. Reserve locais específicos para guardar chaves, pen drives e outros itens pequenos. Se precisar, utilize adesivos para identificar os locais de documentos e objetos, como costuma ser feito em arquivos.

6.     Utilize gravador durante as reuniões

Prestar atenção na quantidade de informações das reuniões pode ser complicado. Então, use um gravador para não perder nenhum detalhe. Ele pode ser utilizado em reuniões longas ou de curta duração. Você também pode fazer anotações para pontuar tópicos de destaque. Assim, quando ouvir o áudio depois, saberá quais partes são consideradas indispensáveis para o seu trabalho.

7.     Administre a sua impulsividade

Aprenda a escrever as suas ideias impulsivas em vez de colocá-las em prática de imediato, ou ficar remoendo-as na cabeça. Utilize um bloco de anotações, caderno ou aplicativo do celular específico para isso. Dessa maneira, você expressa o que está sentindo e tira a ideia impulsiva da cabeça. É mais fácil analisar a sua viabilidade e necessidade no papel, quando seus pensamentos estiverem mais tranquilos.

Preconceito contra pessoas com TDAH

Por não terem o mesmo desempenho ou produtividade que os outros profissionais, pessoas com TDAH podem ouvir comentários desrespeitosos e “brincadeirinhas” de mau gosto. Se você ouvir algo desagradável, pode tomar as seguintes atitudes:

Como Escolher seu Psicólogo

Nesse guia completo você vai conhecer tudo sobre psicólogos e psicoterapia. A escolha do psicólogo certo para você envolve diversos fatores. Descubra aqui.

COMO ESCOLHER O SEU PSICÓLOGO

  1. Converse com os colegas para que deixem de fazer esses comentários. Você pode contar a eles como é viver com os sintomas do TDAH para que eles compreendam as nuances da condição.
  2. Relate o seu desconforto ao RH da empresa. É função dos profissionais desse departamento resolver conflitos como esse.
  3. Converse com o líder da equipe ou chefe sobre essa situação desagradável. Discriminar alguém por uma característica sua, seja uma condição de saúde mental, sexualidade ou aparência, é inaceitável.

Não traga os comentários e as provocações para você e procure resolver os conflitos no trabalho da maneira mais tranquila possível. Opte por dialogar em vez de confrontar. A opinião das outras pessoas, principalmente de quem se recusa a tratá-lo bem, não define quem você é nem o seu potencial.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

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