segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Câncer De Pulmão Já Matou 270 Pessoas Este Ano No ES

Câncer de pulmão já matou 270 pessoas este ano no Espírito Santo

 

Médico do ES alerta que a principal forma de prevenir a doença é parar de fumar porque o cigarro está relacionado a cerca de 80% dos casos

 

Por Vera Caser

 

Segundo tumor mais comum entre homens e mulheres no Brasil, o câncer de pulmão já tirou a vida de 270 pessoas no Espírito Santo de janeiro a julho deste ano, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em 2020, foram 500 mortes.

No Estado, segundo a Sesa, ocorreram 329 internações em decorrência de tumor pulmonar em 2021. No ano passado, foram 515.

Médico radioterapeuta do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), Persio Freitas afirma que a principal forma de prevenir o câncer de pulmão é parar de fumar, uma vez que cerca de 80% dos casos estão relacionados ao cigarro.

Isso sem falar no risco do contágio pela Covid-19, que agrava as condições de saúde de quem é fumante.

“Parar de fumar é uma medida de proteção não apenas à saúde do fumante, mas de todas as pessoas. Ainda estamos numa pandemia e o tabagismo é um fator de risco para o aumento de contaminação e para o possível agravamento de sintomas da doença em quem fuma”, explica o especialista.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima mais de 30 mil novos casos de tumor pulmonar para este ano. A doença mata 29 mil pessoas por ano no Brasil, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer.

O consumo de derivados do tabaco figura como principal causa na maioria dos diagnósticos, sendo que o risco nos homens fumantes de desenvolver câncer é 23 vezes maior, enquanto que nas mulheres é de 13 vezes.

Outros fatores que contribuem para o surgimento da doença são: exposição ao radônio, amianto, arsênio, berílio e urânio; histórico de câncer em outras partes do corpo, idade, histórico familiar, radiação próxima ao tórax e presença de outras doenças prévias do pulmão, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

 

Exposição passiva

A exposição passiva ao tabaco também representa um fator de risco para o desenvolvimento deste tipo de tumor.

“Em pelo menos 25% dos casos, o fumante passivo pode desenvolver câncer de pulmão e outras doenças como bronquite crônica e enfisema pulmonar”, destaca Persio Freitas.

O Dia Mundial do Pulmão é lembrado no dia 25 de setembro, e Persio Freitas alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer, que pode ser feito por meio de investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. Segundo o Inca, apenas 16% dos casos no Brasil são descobertos na fase inicial.

“Esse é o nosso maior desafio. O grande problema do câncer de pulmão é que ele é silencioso e, muitas vezes, quando a pessoa descobre, a doença já está numa fase mais avançada, reduzindo as opções de tratamento e dificultando o aumento da sobrevida”, destaca.

De acordo com o Inca, nos diagnósticos feitos em estágio inicial, a taxa de sobrevida de cinco anos é de 56%. Nos demais, esse percentual cai para 18% (15% para homens e 21% para mulheres).

Os principais sintomas do câncer de pulmão são tosse persistente, escarro com sangue, dor no peito, rouquidão, piora da falta de ar, perda de peso e de apetite, pneumonia recorrente ou bronquite, e cansaço ou fraqueza.

Tratamento

Segundo o médico, o tratamento do câncer de pulmão é realizado de forma multidisciplinar.

“O tratamento do câncer de pulmão depende do estágio da doença e histórico do paciente. A radioterapia é uma modalidade terapêutica muito eficaz e pode ser associada à cirurgia e à quimioterapia. Ela também pode ser feita de forma paliativa”, explica o médico.

O IRV

Fundado em 2005, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Funciona nas dependências do Vitória Apart Hospital, na Serra, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.

O IRV tem convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, ArcelorMittal, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, entre outros.

Esse artigo apareceu primeiro em A GazetaCâncer De Pulmão Já Matou 270 Pessoas Este Ano No ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário