X Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens terá cinedebates e oficinas.
No Centro de Vivência do bairro Feu Rosa, na Serra na quinta-feira, dia 23, as 14h oficina de fotografia “Entre Olhares”,
A Semana Estadual vai contar com atividades presenciais e virtuais para as juventudes.
Por Danielly Campos
Foto: Hélio Filho
As juventudes terão uma programação recheada de atividades importantes na X Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, que teve início na segunda-feira, dia 20 e segue até a próxima segunda-feira dia 27 de setembro.
Na Serra na quinta-feira, dia 23, as 14h oficina de fotografia “Entre Olhares”, no Centro de Vivência do bairro Feu Rosa. Entre as novidades para este ano, está o Cinedebate com o vídeo sobre as Potencialidades das Juventudes de região da Grande Terra Vermelha (Região 5), em Vila Velha.
Na programação, estão previstos debates presenciais e on-line, além de oficina. De acordo com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, o objetivo da semana é incluir as temáticas das juventudes na sociedade. “Assim fortaleceremos as ações voltadas para os jovens, com mais políticas públicas, dando mais visibilidade aos temas. Há muitos desafios a superar. Mas vivemos o momento de maior investimento nas juventudes, com a implantação de 14 Centros de Referência das Juventudes, do Plano Estadual de Políticas das Juventudes, o projeto Juventude Emergencial e o Fundo Estadual”, enfatizou.
“Debatemos muito, no passado, a implantação dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs), como espaços importantes e necessários para prestação de serviços para os jovens. Este é o primeiro ano que o CRJ virou realidade, coma entrega da unidade de Terra Vermelha. Suas atividades já compõem a Semana. Outro destaque é que estamos com ações em diversos municípios contemplados no Projeto Estado Presente. Além disso, as juventudes no Iases também foram envolvidas”, afirmou a gerente de Políticas para a Juventude da Sedh, Fabricia Barbosa.
As atividades da semana foram feitas em parceria com as Organizações da Sociedade Civil Bem Brasil e Adesjovem, Prefeituras de Guarapari e de Cachoeiro, além do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve).
Semana
A Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens foi criada pela Lei 9.646/2011. Ela acontece em nível estadual, enquanto os municípios realizam as tradicionais semanas das juventudes.
A ação é realizada na quarta semana de setembro e tem o dia 21 (hoje) como destaque, por ser o Dia Estadual do Combate ao Extermínio de jovens. É um momento importante para os debates dos temas das juventudes no Estado.
Programação: – Na noite de segunda-feira, dia 20, foi feita a abertura do evento com o Cinedebate sobre as potencialidades das juventudes de região da Grande Terra Vermelha, no Centro de Referência das Juventudes de Terra Vermelha, em Vila Velha.
Nesta terça-feira, dia 21, no Cinedebate as 19h – “Antes que a bala perdida me ache: debate on-line do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-ES) sobre as políticas públicas no enfrentamento do extermínio da juventude negra”, nas redes socais.
Dia 22/09 (quarta-feira), 15h – “Intervenção Cultural Batalha NB+ bate-papo: o que é o Conselho e apresentação do Estatuto da Juventude”, no Iases, em Linhares.
Dia 23/09 (quinta-feira), 14h – “Entre Olhares” – Oficina de fotografia, no Centro de Vivência de Feu Rosa, na Serra.
Dia 24/09 (sexta-feira) as 18h30 – Fala aê JuventudES – Equipe de Guarapari, no Centro Cultural Casa Sinestésia, Centro de Guarapari.
Dia 25/09(sábado) 9h – Juventudes tradicionais, no Centro de Cultura Afro Brasileira – Ile Axé Opo Elemoso, em Cachoeiro de Itapemirim. As 14h – O CRJ que queremos, na Umef Dijayro Gonçalves Lima, em Vila Velha.
Dia 27/09 (segunda-feira) Eleição on-line do Cejuve.
Esse artigo apareceu primeiro em As Últimas Notícias do ES – Semana Debate Contra O Extermínio De Jovens
Nenhum comentário:
Postar um comentário